É uma erva encontrada principalmente na Europa, no Norte da África e na Ásia ocidental. Desde a antiguidade ela é usada para fins medicinais para tratar doenças no olho, e também a diarreia. Posteriormente foi mais usada para tratar de ferimentos. Hoje em dia ela é mais usada para tratar de doenças do trato urinário e digestivo como a infecção urinária e má digestão.


Nome científico
Agrimonia eupatoria - Agrimonia pilosa

Características

Existe uma variedade dessa planta usada em pequena escala lá na China (Agrimonia pilosa) que é usada de forma similar a esta planta a (Agrimonia eupatoria).

As flores da planta dão mais no outono na cor amarela. Seus frutos são como carrapichos. No campo, no verão ela pode ser encontrada facilmente em cercas e lugares úmidos. As flores e as folhas da Agrimônia são tratadas para curar doenças urinárias e ferimentos diversos. A planta cresce cerca de 60 centímetros. Tem seus caules eretos e folhosos. Pode se espalhar por cerca de 30 centímetros.


Componentes Químicos

Taninos, flavonoides, minerais, sílica, cumarinas, vitamina B, vitamina K.


Benefícios no organismo e propriedades medicinais

AdstringenteCicatrizanteColagogaDiurética

Por ela gerar constrição dos tecidos para quem usa com fins medicinais, deve ser usada com cuidado para quem tem constipação. Ela tem ação adstringente (constringe os tecidos diminuindo secreções), diurética (estimula a produção de urina), cicatrizante, colagoga (estimula o fluxo da bile – liquido que a vesícula biliar produz).

Como usar / Chás e receitas

Para fortalecer o sistema digestório, tomar 1 xícara de infusão 3 vezes ao dia.É uma erva ótima para crianças com diarreia, mas consulte seu médico antes de dar ao seu filho. A loção da Agrimônia (aprenda a fazer pomada aqui) pode ser feita e usada para limpar cortes, feridas, arranhões, úlceras varicosas, eczema, etc. Pode tratar rouquidão, faringite e doenças da garganta fazendo o gargarejo 1 vez ao dia com a infusão. Tome 60 gotas da tintura três vezes ao dia para auxiliar no tratamento da cistite, incontinência urinária e infecção.



Cultura e como plantar

A planta prefere solo fértil, úmido, com sol direto ou parcial. É aconselhável plantar primeiro elas em suporte, em vasos, e depois mudar para o terreno.

Se for procurar na natureza, ela pode ser encontrada em lugares úmidos. As flores amarelas chamam a atenção, dá pra se notar de longe. A melhor maneira de usar é colhendo as partes aéreas quando ela estiver florescendo.


Fotos:

Agrimônia

Última atualização: 26 de maio - 2014 às 19:18
Lista das plantas medicinais de A a Z

Continue lendo mais plantas com letra "a"

  • Angelim falso (ou pau bicho)
  • Antúrio
  • Agaí
  • Araticum - Annona spinescens
  • Abricó-do-Pará - Mammea americana
  • Mais

  • Continue lendo mais artigos

    Sobre 

    Ciências Biológicas - UFPB e cia.
    Email: eversonsazevedo[at]gmail.com
    Siga-me!

      Me encontre em:
    • facebook
    • twitter