Maca peruana – benefícios desse afrodisíaco

Maca peruana é uma erva muito cultivada no PERU, mais precisamente nas mais altas montanhas da Cordilheira dos Andes há mais de 3000 anos pelos povos Incas, mas hoje em dia tem se alastrado pelo mundo o cultivo dessa erva graças aos espanhóis que descobriram em montanhas dos Andes e passaram a multiplicar ela levando também para suas terras por causa de suas propriedades medicinais e afrodisíacas para melhorar o desempenho sexual de quem consome. É considerado um dos melhores afrodisíacos do mundo, mas também tem outros benefícios para ações no organismo.

Seu nome científico é Lepidium meyenii ou L. peruvianum e ela é da família das Brassicaceae. A especiaria é feita da raiz dessa planta, que sobram (são colhidos) bulbos parecidos com beterrabas por fora, ou batatas doce. Mas ela é parente direta do rabanete, principalmente por dentro, e seu cheiro é semelhante a caramelo.

maca peruana colhida

Maca peruana colhida – Foto: laurenperu.blogspot.com

maca peruana tratada

Maca peruana tratada – Foto flickr.com/photos/doisbicudos/12332416575/

Principais benefícios da Maca peruana

Ela melhora impotência sexual (disfunção erétil), aumenta estrogênio no organismo feminino, melhora a fertilidade da mulher (bom para quem quer ter filho e não consegue), aumenta os hormônios femininos e masculinos, anti-depressiva, antioxidante, melhora de anemia, problemas menstruais, anti-stress, estimula o sistema nervoso central / cérebro, aumenta a função cognitiva de memória e raciocínio, dá energia e vigor, protege o fígado, cura tuberculose, estimula o sistema imunológico e de defesa do corpo melhorando ele para aguentar gripes, resfriados e outras doenças, é bom para suplementar alimentação pobre pois ela tem um ótimo valor nutricional, previne osteoporose, reduz risco e trata câncer de próstata.

A maca é uma planta muito incomum. Muitos estudos ainda estão sendo feitos, mas o que se sabe é que ela é assim graças ao seu habitat, onde ela cresce em montanhas a 12.000 pés do mar, onde há muito frio e a radiação solar ultra-violeta que chega na superfície de forma não filtrada é muito forte para ela. Ainda não se sabe se essas propriedades medicinais foram desenvolvidas nela por causa de seu habitat ao longo dos anos, mas nota-se que isso muda comparando-se com outras plantas.

Maca peruana e o desejo sexual

Nesse primeiro teste, cientistas pegaram um grupo de homens que variam sua idade de 21 a 56 anos. Na metade, deram a ele maca peruana gelatinosa, e na outra metade deram uma outra substância gelatinosa sem eles saber que não estavam consumindo maca peruana. Depois de pesquisas foi notado que os que receberam a maca, obtiveram mais desejo sexual.

No teste com 14 mulheres, em fase pós-menopáusica (depois da menopausa) participaram de um estudo onde foi administrado por 6 semanas nelas 3,5 gramas de maca peruana, e depois, mais 6 semanas, dessa vez com outra substância neutra, sem elas saberem. Em cada etapa foi coletado sangue das mulheres, o resultado foi que a maca peruana ajudou a mulher a passar pelos sintomas psicológicos da menopausa como depressão, ansiedade e disfunção sexual. A conclusão é de que a maca peruana diminui sintomas psicológicos e físicos em mulheres, melhorando o desempenho sexual, e em homens também.

Como usar maca peruana

O ideal é consumir até 3 gramas da maca por dia. Ela funciona melhor para desempenho sexual em homens, mas mulheres também podem usar para isto. Ficou provado que a diferença é pouca nos efeitos se a pessoa usar muito (3 gramas que é o máximo que pode ser usado por dia) ou pouco (1,5 gramas).

Não consumir mais de três meses seguidos

Apesar de não ter dados científicos que proíbam o uso de maca peruana na gravidez e amamentação, é melhor não usar nessas condições. Pode ser perigoso porque ela é muito forte para o organismo e pode haver algum sintoma que prejudique a gravidez.

Sobre 

Ciências Biológicas - UFPB e cia.
Email: eversonsazevedo[at]gmail.com
Siga-me!

    Me encontre em:
  • facebook
  • twitter
Última atualização: 7 de fevereiro - 2014 às 6:30

Faça parte do nosso grupo no Facebook

grupo facebook

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.