Catuaba e Colônia – Duas plantas potenciais afrodisíacos para impotência

Duas plantas que vêm chamando a atenção de fitoterapeutas do Brasil quando se fala em impotência sexual do homem são a Catuaba e a Colônia, separadamente, ou seja, que não se usa misturadas. Enquanto uma age contra depressão e fadiga (Catuaba) outra age contra ansiedade (Colônia) porém as duas tem efeitos no sistema circulatório e que podem aumentar o tempo de ereção em homens, segundo fitoterapeutas.

Catuaba – De nome científico Anemopaegma arvense e da família Bignoniaceae, é usada a raiz e o caule da planta, mas para afrodisíaco em homens, mais a raiz. É também conhecida como Alecrim-do-campo e Caramuru, é uma planta nativa do Brasil central nos arredores de Brasília. Catu, que significa “bom” e apuaba que significa “homem” em tupinambá, uma língua indígena no Brasil, juntando forma-se “catuapuaba” e depois houve a junção catuaba que significa “bom para o homem”. Porém há relatos que o uso esteja relacionado a teoria das assinaturas quando antigamente se relacionava a aparência da planta com o órgão como o feijão com o rim, sendo este bom para o órgão rim, mas a catuaba, por a vagem da planta ser em par, tem aparência de testículos, mas o que importa é que a planta tem esse efeito benéfico. As raízes de catuaba são utilizadas por homens no Brasil por muitos anos para propósitos afrodisíacos misturados na cachaça ou vinho, o que se denomina alcoolatos.

catuaba

Colonia –  De nome científico Alpinia speciosa, a colônia é uma planta asiática rica em óleo essencial cineol e terpineol, flavonoides, substâncias fenólicas como catequina, epicatequina e alpicatequina. Nas flores contém vários tipos de óleos como cânfora e borneol, nas sementes o alfa-cadinol, o alfa terpineol entre outros, já nas folhas contém tipos de óleo como monoterpenos e sesquiterpenos. No Ceará é usada como calmantes. É usada na índia como afrodisíaca onde as folhas ou rizomas secos são usados para consumo em até 5g por dia, ou as folhas frescas usando até 3 folhas em 1 litro de água para fazer o chá comum cortando e mergulhando na água, fervendo e desligando assim que ferver para deixar tampado e coar depois. É uma planta também conhecida como Leopoldina o Vindivá de origem asiática da mesma família do Gengibre. Tem um gosto picante e amargoso, porém refrescante. Tem ação no sistema circulatório servindo também para pressão arterial e ansiedade no sistema nervoso inibindo a excitabilidade neuronal, pois dificuldade de ereção podem estar ligadas a estes dois episódios biológicos e também age nas vias urinárias.

colonia

Sobre 

Ciências Biológicas - UFPB
Email: eversonsazevedo[at]gmail.com
Siga-me!

    Me encontre em:
  • facebook
  • twitter
Última atualização: 24 de novembro - 2017 às 22:51

Faça parte do nosso grupo no Facebook

grupo facebook

comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.