Planta de regiões litorâneas e da Amazônia do Brasil que possui atividade anti-inflamatória e antifúngica e seu uso se dá pela medicina popular tendo vários efeitos no organismo confirmados pela ciência.


Nome científico
Luehea ochrophylla Mart.

Outros Nomes

Envireira-do-campo


Família
Malvaceae

Características

Hábito: Arbóreo

Em um trabalho de Eduarda Coradini, com a supervisão de Maria de Fátima Agra, da Universidade Federal da Paraiba, foi feita a análise foliar e foi visto na parte frontal da lâmina foliar epiderme hipoestomáquica com estômatos anisocíticos, parede celular anticlinal reta e curvas no epífilo e somente curvas no hipófilo. Já nas secções transversais contém tricomas glandulares, tectores e estrelados. Abaixo da epiderme há a hipoderme, seguida de mesofilo dorsiventral. A cuticula é espessa (cera que cobre a epiderme). O estudo foi feito para confirmar a ocorrência dos componentes.


Benefícios no organismo e propriedades medicinais

Anti-inflamatóriaDiurética

Das cascas são retirados componentes com atividade antiparasítica, antimicrobiana e antioxidante em tecidos  eficazes (em laboratório) contra as fases tripomastigota e amastigota do Trypanosoma cruzi (parasita causador do mal de Chagas que coloniza células de fibras musculares do coração, aumentando o órgão e deixando-o fraco até ocasionar a morte caso não tratado). O extrato alcoólico feito com a mesma parte da planta tem atividade antifúngica contra Candida albicans, um tipo de levedura que atinge a mucosa causando inflamação irritativa sobretudo em partes genitais não arejadas (piora com uso de tecidos sintéticos) e trato respiratório, sendo frequente em pessoas que sofrem de doenças imunodepressoras como AIDS e quem passa por tratamento contra o câncer.

Partes usadas

Folhas e cascas do caule


Pra que serve? (indicações)

AntifúngicacandidíaseChagasEspasmolíticainflamaçãoreumatismo

Localização

Nativa do Brasil mas não endêmica. Distribuição irregular nos estados litorâneos como Rio de Janeiro, Espirito Santo, Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraiba e Ceará. Do outro lado do Brasil, no Amazonas, também ocorre. Ocasionalmente pode ocorrer em outras partes do Brasil que não estas. Seu domínio está em Cerrado e floresta atlântica.
A distribuição no mundo dessa espécie se dá na parte sul e central da América.


Fotos:

Luehea-ocrophylla

Ramo de Luehea ochrophylla – Foto: Matheus Estrela (UFPB)

Última atualização: 29 de março - 2017 às 18:57


Faça parte do nosso grupo no Facebook

grupo facebook

Lista das plantas medicinais de A a Z

Continue lendo mais plantas com letra "a"

  • Alga nori - Porphyra umbilicalis
  • Alecrim - Rosmarinus officinalis
  • Açoita-cavalo - Luehea ochrophylla
  • Angelim falso (ou pau bicho)
  • Antúrio
  • Mais

  • Continue lendo mais artigos

    Sobre 

    Ciências Biológicas - UFPB e cia.
    Email: eversonsazevedo[at]gmail.com
    Siga-me!

      Me encontre em:
    • facebook
    • twitter