Açafrão são os estigmas (área receptiva do pistilo das flores – polens – germinação) secos desta espécie de plantas. Foi largamente usado pelos antigos como corantes, devido sua tonalidade vermelha com grande potencial de tingimento e também como aromatizante para vinhos e outros alimentos.


Nome científico
Crocus sativus

Outros Nomes

Rosa-açafrão - Sargol - Coupé


Características

  • O Açafrão (Poshal)  Iraniano são de filetes vermelho-vivo com alguns filetes amarelos desbotados.
  • O Coupé Cazemir tem uma coloração vermelha mais escura.
  • O Açafrão da Espanha tem uma cor alaranjada e também é conhecido como Açafrão Mancha.

Benefícios no organismo e propriedades medicinais

Anti-inflamatóriaAnti-leucêmicaAnticâncerCirculatóriaDigestivaGlicêmicaImunológica

Partes usadas

Somente os estigmas moídos.



Culinária

Na culinária pode ser usado em pratos que levam abóbora, coelho, espinafre, frango, ovos, peixes, cogumelos, alho-poró e crustáceos. Pode ser combinado/adulterado com gengibre, pimenta do reino, funcho, canela, cardomomo, anis, páprica e noz-moscada. É misturado na comida na hora que se coloca água para que a especiaria se espalhe.

Se usado em excesso pode deixar a comida amarga e com gosto de remédio, então tenha cuidado. Usar na medida certa deixará a comida bem gostosa.

Peixe assado com açafrão, com vinho branco é uma bela combinação. Na Suécia eles usam para fazer pães e bolos, principalmente no festival da Luz que ocorre em 13 de dezembro (Dia de Santa Lúcia) naquela região.

Para dar mais cor aos alimentos, colocar o Açafrão no início do cozimento, mas se o objetivo for dar mais gosto, pode colocar na etapa final do cozimento.

Ele já é conhecido há muito tempo por ser um corante natural tanto para roupas, quando era usado para colorir as roupas dos monges budistas, como para comida, como era usado para corar arroz.


Sabor e aroma

O aroma é rico, pungente, picante, floral e almiscarado. O sabor é suave e delicado, mas deixa um forte gosto na comida, podendo ser de amargo, terroso ou almiscarado.


Compra e armazenamento

Quando for comprar, escolha os de melhor qualidade, ou seja os vermelho-vivo. Os de menores qualidades são mais amarronzados, mas também não deixa de ser bom. Se você for comprar ele já moído, pode ser que venha adulterado/misturado com especiarias de menor qualidade.

Procure comprar os filetes secos para guardar. Guardados em local fresco e arejado e em um pote fechado, os filetes do Açafrão podem manter o aroma por cerca de 3 anos.

Em alguns mercados do mundo vende-se cúrcuma, pétalas de calêndula e açafroa como se fosse Açafrão e nenhuma tem um sabor tão forte quanto o do Açafrão então investigue bem, fique atento.

O preço desta especiaria pode ser muito salgado, visto que são necessárias várias rosas para fazer poucos quilos dos estigmas prontos para o uso, sem falar no processo de torra que só da origem ao açafrão depois que 1kg dos estigmas são torrados e transformados em 250 gramas de Açafrão propriamente dito, o Açafrão em pó.


Localização

É nativa da Ásia e de regiões do Mediterrâneo, mas hoje em dia é na Espanha onde mais se produz. Os países que produzem o produto de boa qualidade são a Grécia, Itália, Irã e Espanha.


Cultura e como plantar

As flores do Açafrão são colhidas no alvorecer. Após isso, os estigmas são retirados de cada flor para serem usados. A espécie de cor roxa floresce no outono.


Fotos:

flôr de açafrão

Foto: MarcBruxelle – CanStockPhoto

filetes de açafrão

Foto: Dream79 – CanstockPhoto

Última atualização: 1 de junho - 2014 às 14:13
Lista das plantas medicinais de A a Z

Continue lendo mais plantas com letra "a"

  • Angelim falso (ou pau bicho)
  • Antúrio
  • Agaí
  • Araticum - Annona spinescens
  • Abricó-do-Pará - Mammea americana
  • Mais

  • Continue lendo mais artigos

    Sobre 

    Ciências Biológicas - UFPB e cia.
    Email: eversonsazevedo[at]gmail.com
    Siga-me!

      Me encontre em:
    • facebook
    • twitter